Exercite seu Cérebro

Pensem no cérebro como um músculo – um órgão que, como os demais, para se manter saudável, ativo e em seu melhor desempenho precisa ser estimulado.

Ele é capaz de receber, processar, analisar e armazenar as informações absorvidas ao longo do dia. Mas, como exercitá-lo?

Atividades que estimulam o cérebro como leitura, quebra-cabeça, jogos de lógica, palavras cruzadas, jogos de lógica, sudokus, entre outros.

Aprender algo novo, como tocar um instrumento musical, é um excelente meio de se manter a mente ativa.

Tocar se mostrou benéfico para crianças e adultos, podendo inclusive ser útil para indivíduos q se recuperam de lesões cerebrais e, também, auxiliar a proteger o cérebro do declínio cognitivo decorrente do envelhecimento.

Quanto mais sentidos você usa para aprender, mais seu cérebro estará em ação.

Outro ponto importante para manter ativo o cérebro é praticar exercícios físicos.

Há muitos estudos que apontam os benefícios da prática regular de atividade física principalmente a aeróbica – contribui com o aumento da frequência cardíaca, que bombeia mais oxigênio para o cérebro.

Também ajuda a liberar hormônios que estimulam o crescimento de células cerebrais.

A prática de exercícios pode fortalecer e estimular o bom funcionamento do cérebro e, entre os inúmeros benefícios, reduz o nível de estresse e ansiedade, melhora o humor, autoconfiança, previne a degeneração das funções cerebrais decorrentes do declínio cognitivo, comum no processo de envelhecimento.

Para citar apenas um exemplo, o pesquisador Michael Otto, PhD e professor de psicologia na Universidade de Boston, em estudo publicado em The American Psychologist apontou q o exercício oferece benefícios psicológicos, tanto no âmbito preventivo quanto e terapêutico.

Reduz o risco de depressão e dor crônica, bem como doenças neurodegenerativas tais como a doença de Alzheimer e Parkinson.

Além disso, alimentar-se bem, promover momentos de relaxamento mental, dormir bem, ler um bom livro são ações que estimulam o funcionamento da mente, equilibram corpo alma e espírito.

Incentivamos vocês a buscarem praticar alguma atividade que provoque em vocês este estímulo.

E você, qual dessas atividades está praticando?

Compartilhar Isso...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *